Vidro

Renovável, não poluente e reciclável: uma aposta segura!


O vidro é formado a partir da mistura de matérias-primas naturais e é considerado uma das mais surpreendentes descobertas do homem. A combinação entre areia, calcário barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio), a altas temperaturas, origina esse líquido transparente que constitui uma opção sustentável clara! As matérias-primas são as mesmas desde há milhares de anos, sempre renováveis. O processo de produção resulta em níveis de poluição baixos, bem como não gera resíduos. Acima de tudo, o vidro é eternamente reciclável.

A técnica milenar do vidro soprado dos produtos da Marinha Grande, entre outras guardadas no segredo dos fabricantes de vidro, marcam a época industrial portuguesa. O trabalho manual do vidro soprado é uma arte, hoje na posse de poucos trabalhadores capazes de dar continuidade à técnica. Muitos consideram que a magia acontece pelas mãos do artesão vidreiro que ao colher o vidro fundido no forno, a uma temperatura de cerca de 1200 graus, com uma cana que tem de manter em permanente rotação e por onde sopra e molda o material -com moldes ou apenas as suas mãos hábeis -, dá corpo a uma peça singular.

Ao vidro moldado podem aplicar-se várias técnicas de transformação e decoração da peça das quais destacaríamos a pantogravura, a lapidação, a pintura e a foscagem.

O Depósito da Marinha Grande continua a apostar na vertente manual da produção do vidro aliada a outras tecnologias industriais disponíveis para oferecer uma grande variedade de produtos com garantia de qualidade.